FALE EM TODO TEMPO
ABAIXO REVISTA DIGITAL
Se desejar, você pode baixar a revista digital em seu aparelho é só clicar no link https://drive.google.com/drive/folders/1z4oDTJVOkvikLX7igQUOAxPbkl1Vaa0O
TEMA GERAL fala e não te cales
E disse o Senhor em visão a Paulo: não temas, mas fala, e não te cales Atos 18.9.
Este é o tema escolhido pela Convenção Batista Mineira para um período de 5 anos, com subtemas anuais. O de 2023 é FALE EM TODO TEMPO.
Jesus não costumava se calar diante das circunstâncias e até quando fez isso seu silêncio foi a sua voz, porque o testemunho está para além da voz. Tal como Jesus aproveitava todas as oportunidades para anunciar Sua mensagem, como seus seguidores fazemos o mesmo. Falar do evangelho de Cristo faz parte da Missão da igreja e as crianças estão incluídas nesse processo, tanto as que anunciam a mensagem de salvação, quanto as que a recebem.
Se você estiver no smartphone é só encaminhar pelo WhatsApp ou Telegram
TEMA ANUAL Fale em todo tempo
Escrevendo a sua primeira carta aos tessalonicenses, no versículo 17 do capítulo 5, Paulo fala sobre “orar sem cessar”. Uma interrogação surge na cabeça de muitos: como podemos orar sem cessar? A mesma pergunta pode aparecer diante da frase FALE EM TODO TEMPO. O que na verdade significa isso falar em todo tempo?
A imagem a seguir responde.
Os personagens da Missão IOCO – Ícaro, Olívia, Carol e Otávio, integrantes do material didático para estudo de Missões com as crianças, continuam empenhados no cumprimento dos pilares ou ícones de Missões: IR, ORAR, COMPARTILHAR, ORAR.
Para conhecer mais sobre o Programa Missão IOCO clique AQUI
Encarte de atividade
Suporte digital
Aqui você tem acesso a todos os recursos disponíveis da revista:
- A versão digital da revista impressa no próprio site;
- A versão da revista em PDF:
- imagens,
- músicas,
- áudios.
O suporte digital facilita o trabalho da equipe do Ministério Infantil na aquisição de conhecimentos,
Música Deus me fez Clip Missão IOCO
Música tchau incerteza
O momento de oração é muito importante. É quando as crianças aprendem a ter prazer em conversar com Deus.
No cantinho de oração pode-se interceder por outros motivos além dos motivos missionários, porque as crianças podem e devem ser incentivadas a apresentar seus motivos de oração também.
Sugerimos o uso dos catões de oração para que as crianças possam orar nominalmente. Outra sugestão é que montem um cantinho de oração com tapete e almofadas.
Os cartões de oração, bem como as atividades e jogos estão no ENCARTE, que pode ser baixado no link a seguir:
A personagem Olívia tem uma almofada em que ela se ajoelha todas as noites para orar. A ideia pode ser usada e os familiares das crianças podem fazer a almofada da Olívia e oferecer como presente ao Ministério Infantil.
Nosso desafio para os Ministérios Infantis é ensinar as crianças a orar. Sugerimos um cantinho de oração. Na imagem acima vemos uma tenda de oração feita pelo Ministério Infantil Lírios do Vale e Mensageiros de Deus da Igreja Batista Betel, que fica na cidade de Ouro Verde de Minas, liderada pelo pastor Geazi Cruz. Quem enviou a foto foi a líder Fernanda Alves. Obrigada Nanda.
Mais novidade está à CAMINHO… AGUARDEM
Áudio como orar e como ensinar a criança orar
Audio como orar e como ensinar a criança a orar
As atividades são importantes para a fixação da aprendizagem. Sugerimos pelo menos uma para cada encontro.
Quanto às ofertas missionárias, é bom que se defina a melhor forma da entrega, se em todos os encontros ou no último encontro da campanha, embora, seja importante para a criança participar do ofertório em todos os cultos.
salvar ou copiar a imagem
Modelo do cofre, jogos e atividades – no encarte
Crianças recebendo seus cofrinhos para a oferta missionária. Ministério Infantil da Igreja Memorial Central do Tirol – Seminarista Julio Cesar.
Liderança ministério infantil:
- Vânia Pinheiro
- Marilene Portes
- Maria Juvercina
Os recursos digitais foram criados para facilitar o trabalho da equipe do Ministério Infantil na aquisição de conhecimentos, por meio de: artigos, imagens, músicas, áudios e vídeo. Apresentamos sugestões de algumas músicas relacionadas ao tema.
Relembrando a campanha de 2022 – Fale a toda Gente:
Ministério Infantil da Igreja Memorial Central do Tirodo Tirol)
Liderança ministério infantil:
- Vânia Pinheiro
- Marilene Portes
- Maria Juvercina
Assista clicando no play do vídeo
Crianças brincando e aprendendo com o jogo da velha
Igreja Batista Betel Ouro Verde de Minas, MG – Pastor Geazi Cruz. Mistério lírios do Vale e Mensageiros de Deus. Informações fornecidas pela líder Fernanda Alves. Obrigada Nanda.
PREPARO da HISTÓRIA
Ler o Texto nas várias versões e referências bíblicas
Leia o texto da história nas várias versões da Bíblia que você tiver e se o texto for narrado por outro escritor, leia também as outras referências. Muitas parábolas por exemplo, são registradas por mais de um evangelista.
Contexto
O contexto consiste nos versículos anteriores ao texto escolhido, o que nos auxilia saber onde a história aconteceu e para quem ela foi narrada. Às vezes os versículos posteriores também esclarecem, como no caso da parábola do semeador, que Jesus a explica a parábola aos discípulos nos versículos seguintes.
Fatos da sequência da história
Fazer a lista dos fatos importantes acontecidos na história facilita muito na hora de conta-la. Escolha as frases que melhor representem os acontecimentos e memorize a sequência da história. No momento em que for contar a história você vai preencher essa estrutura com os detalhes, usando suas próprias palavras.
Roteiro da HISTÓRIA
Os 4 pontos do roteiro sugerido marcam a forma como o personagem da narrativa bíblica apresentou sua mensagem.
As respostas ajudam a quem está contando a história a não se desviar do objetivo do ensino.
Perguntas para o ensino
São perguntas feitas no momento da discussão, que deve ser realizado logo após a história, ou seja no tópico ENSINANDO A HISTÓRIA
Lição a ser ensinada
A lição é retirada dos fatos ou acontecimentos principais da história.
Aplicação a ser feita
Uma ou mais aplicação pode ser feita à vida das crianças. É uma forma de ajuda-las a refletir sobre a aprendizagem e coloca-la em prática no dia a dia.
Obs. Conte a história com suas palavras. Se achar necessário, reescreva a narrativa com suas próprias palavras da forma que forma que for contar.
Obs.
Conte a história com suas palavras. Se achar necessário, reescreva a narrativa da forma que for contar.
A CRIATIVIDADE dos líderes de crianças dos Ministérios Infantis das nossas igrejas é algo maravilhoso. Essa é a tenda feita para a campanha – 2023 e as fotos foram enviadas pela Nanda. Obrigada Nanda por enriquecer nosso material com seu trabalho. Isso me inspira e com certeza vai inspirar os líderes de crianças que passarem por aqui.
Parte de fora da tenda Parte de dentro da tenda
Alguns motivos são apresentados pela autora e você pode acrescentar outros de acordo com a realidade do ministério com quem trabalha. É importante no momento de oração dar oportunidade às crianças para apresentar seus motivos individuais ou familiares.
Preâmbulo
É um momento de descontração e preparação para a história. É a introdução do ensino de forma divertida, que atraia as crianças para a hora em que vão ouvir. É um momento de conversa que o professor faz antes de contar a história, utilizando de recursos como:
dinâmicas
perguntas
músicas
trava-línguas
e outras técnicas possíveis para colocar as crianças dentro da história. Essa participação ativa das crianças no preâmbulo faz com que no momento em que o professor estiver contando a história elas estejam preparadas para ouvir, pois já falaram muito a respeito do assunto.
Um bom preâmbulo é o caminho para se conseguir a atenção das crianças no momento da Contação da História.
Sugestões de músicas para preâmbulo
Versículo-chave para memorização
O versículo-chave é o versículo que resume o ensino principal, ou seja, o ensino escolhido para a ocasião e que todas as partes do culto convergem para ele.
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA
Sugestão de preâmbulo
A história começa no preâmbulo que é um momento muito importante, porque é nele que você vai colocar em prática o que preparou durante a semana. Logo em seguida ao preâmbulo começa-se a contar a história
Contação de histórias
A história deve ser contada com suas próprias palavras, ou seja na linguagem oral, usando a entonação da voz, os gestos e as expressões faciais em harmonia com as emoções da história.
Focar no ensino principal e nos fatos mais importantes anotados no momento da preparação.
Obs. O ensino principal geralmente é o próprio tema do culto englobando os fatos mais importantes acontecidos na história, bem como as lições tiradas desses fatos e as aplicações dessas lições à vida das crianças. Lembrando que a RODA DE CONVERSA acontece depois da história, ou seja no momento do ensino
Roda de conversa
Gosto de chamar esse espaço de CANTINHO DA DISCUSSÃO. Trata-se de uma roda de conversa, logo após a história. Momento em que as crianças sentam-se em círculo e sob a direção de um líder e podem conversar abertamente sobre a história, a partir de perguntas feitas pela autora e outras acrescentadas pelo líder que fará o ensino. É um espaço em que as crianças também podem fazer suas próprias perguntas.
Aqui é onde acontece o ensino da lição extraída da história e a aplicação à vida das crianças elaborada no tópico da preparação da história.
Memorização do versículo
Intercessão
Atividades
Ensine o versículo escolhido e faça o período de intercessão pela obra missionária e demais motivos, apresentados pelas crianças e líderes.
No FINAL DA PÁGINA tem um BÔNUS pra você
CULTOS
CULTO 1 – Fale em TODO Tempo/ Tempo de festa
Texto Bíblico – João 2.1-12
Versículo-chave João 2.5
Conhecendo o contexto
O contexto deste texto está no capítulo 1 onde encontramos João Batista batizando no rio Jordão. Nesse contexto aconteceram falas muito importantes a respeito de Jesus:
- João Batista FALOU para os seus ouvintes que Jesus era o enviado de Deus para tirar o pecado do mundo;
- André, FALOU para Simão e
- Filipe FALOU para Natanael que havia encontrado o Cristo,
- Natanael FALOU para Jesus confirmando a fala dos seus companheiros, reconhecendo a divindade de Jesus.
áudio COMENTÁRIO
João 2.1-12 (culto 1)
CONTANDO A HISTÓRIA
Preâmbulo
Leve fotos ou álbum de casamento seu ou de outros para apreciação; Converse sobre festa de casamento, se alguma das crianças já foram porta-alianças, deixando que conversem bastante sobre o assunto.. Cante os versinhos a seguir com a música “com que será”, que a gente canta no final de “parabéns pra você.” (Vídeo a seguir) |
Se você desejar ouça a história:
INICIANDO A HISTÓRIA
A Bíblia conta que certa vez Maria foi convidada para uma festa de casamento. Jesus e seus discípulos também foram à festa.
Jesus estava começando a organizar a sua equipe de discípulos e já haviam convidado alguns deles.
Uns dias antes, João Batista tinha FALADO três vezes que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus. Por causa disso André e Filipe que eram discípulos de João Batista, deixaram João e seguiram a Jesus.
André FALOU para Simão e Filipe FALOU para Natanael que haviam encontrado o Cristo. E Natanael quando conheceu Jesus confirmou e FALOU: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
Pois é, esses discípulos estavam na festa do casamento com a família de Jesus.
As festas de casamento no tempo de Jesus eram muito animadas e a bebida que eles usavam era o vinho, servido à vontade.
E no meio da festa, Maria mãe de Jesus descobriu que o vinho tinha acabado. E o vinho acabar no meio da festa era considerado uma vergonha para os anfitriões.
E o que Maria fez? Ela correu até Jesus e lhe FALOU:
– “Eles não têm mais vinho”… (faça uma entonação de segredo).
Jesus respondeu pra Maria que a Sua hora de agir ainda não tinha chegado.
Então Maria foi lá onde estavam os serventes da festa e FALOU com eles para fazer tudo o que Jesus mandasse.
E não é que Jesus mandou mesmo que os serventes fizessem algo pra ele?!
No ambiente estavam dispostos 6 potes de pedra que cabiam mais ou menos 100 litros cada. Então Jesus mandou que os serviçais enchessem os potes com água.
E quando os potes estavam cheios até a borda Jesus mandou que levassem ao encarregado da festa, que ao provar viu que era um vinho da melhor qualidade.
Então ele chamou o noivo e FALOU:
– todos servem o melhor vinho primeiro, mas você deixou o melhor para ser servido por último.
Este foi o primeiro milagre que Jesus realizou, mostrando sua autoridade sobre os elementos da natureza e revelando a sua glória. E então os discípulos creram que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus.
Perguntas
- O que João Batista FALOU sobre Jesus?.
2. André e Filipe eram discípulos de João Batista e quando ouviram que Jesus era o Cristo, o que eles fizeram?
3. Quando Natanael viu Jesus o que ele falou?
4. O que aconteceu com os discípulos quando viram o milagre que Jesus havia feito de transformar a água em vinho?
Lição
Os primeiros discípulos reconheceram que Jesus era Deus e cada um FALAVA essa verdade para seus amigos. Assim cada cristão ao longo da história tem feito.
Aplicação
Os missionários que estão pregando o evangelho reconhecem o poder divino de Jesus e anunciam sua mensagem aos outros; A nossa igreja quando entrega a oferta missionária contribui para o sustento dos missionários; Você, mesmo sendo uma criança pode ser tocada pelo Espírito Santo e reconhecer que Jesus é Deus e aceita-lo como o seu salvador e da mesma forma FALAR para os seus colegas e parentes. |
Cantinho de oração
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pelos missionários;
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pela nossa igreja;
- Para que Deus chame mais missionários;
- Motivos específicos das crianças, da igreja e dos líderes.
Atividade Cofre de caixinha
Modelo do cofre no encarte
Você pode encaminhar as FIGURINHAS do OTÁVIO para as crianças pelo grupo do WhatsaApp.
Considerações finais
Somos filhos amados de Deus e como tais temos o prazer da comunhão com Ele e com os outros, numa convivência de alegria e festa.
Seguindo o tema: Fale em todo tempo o período de festa é uma ótima ocasião para falar palavras agradáveis, palavras sobre o amor de Deus.
No FINAL DA PÁGINA tem um BÔNUS pra você
CULTO 2 – Fale em TODO tempo-Tempo de doença/tempo de cura
Marcos 5. 21-43; Lucas 8.40-56
Versículo-chave Lucas 8.50
Conhecendo o contexto
Ouça o áudio
Os versículos anteriores ao texto falam sobre a libertação que Jesus deu a um homem endemoninhado na terra dos gadarenos, que ficava do outro lado do mar da Galiléia.
Quando Jesus voltou de barco, uma grande multidão o esperava na praia e o recebeu com muita alegria. Entre a multidão estava um dos personagens da nossa história.
Sugestão de preâmbulo
Converse com as crianças sobre algumas doenças simples como gripe, dor de barriga, de garganta, febre e outras que se lembrar. Promova uma conversa sobre COMO seus pais se sentem e o QUE eles fazem quando seus filhos ficam doentes.
Se você desejar ouça o áudio da história:
Iniciando a história:
Certa vez Jesus estava na praia do mar da Galiléia na cidade de Cafarnaum, conversando com uma grande multidão. De repente chegou um homem transtornado e se prostrou diante de Jesus, pedindo que curasse sua filhinha que estava muito doente. Era Jairo, um homem muito importante da cidade, o chefe da sinagoga.
A sinagoga era um espaço onde os judeus se reuniam para:
- Fazer orações
- Leitura e
- Explicação das Escrituras – a Bíblia daquela época.
E Jesus saiu para ir à casa de Jairo e a multidão, o acompanhou, todos aglomerados, pois as ruas da cidade eram estreitas.
Só que no caminho aconteceu um imprevisto. De repente Jesus parou e perguntou:
– Quem me tocou?
Todos ficaram admirados, porque no meio de tanta gente é claro que alguém iria tocar em Jesus! Mas Jesus insistiu: alguém me tocou, eu senti que de mim saiu poder.
Nesse momento uma mulher, tremendo de medo, se apresentou, dizendo:
– Fui eu, Senhor.
A mulher prostrou-se aos pés de Jesus e lhe contou sua história. Na verdade ela estava doente há 12 anos. Já havia gastado tudo o que tinha com médicos. E sabia que se tão somente tocasse nas vestes de Jesus ficaria curada.
Jesus olhou para a mulher e disse as palavras que ela mais precisava ouvir:
– Filha a tua fé te curou, vá em paz e fique livre do teu sofrimento.
Muito bem! E a filha de Jairo?
Enquanto Jesus falava com a mulher chegou a notícia de que a menina tinha morrido.
E sabem o que Jesus falou para Jairo?
– Não tenha medo, creia somente.
Eles continuaram andando. Quando chegaram à casa de Jairo muitas pessoas estavam chorando.
Jesus, Jairo e sua mulher foram até o quarto da menina. Jesus, pegando sua mão disse
– menina, levante-se. E a menina se levantou.
Todos os que presenciaram o milagre da ressurreição da filha de
Jairo ficaram admirados. Naquele dia Jesus transformou a doença e a morte em saúde e todo choro e tristeza em riso.
Ensinando a história
Perguntas:
- O que Jairo queria quando procurou Jesus?
2. Qual foi a atitude de Jairo diante de Jesus?
3. O que a mulher doente fez ao encontrar Jesus?
4. O que Jesus falou para a mulher doente?
5. O que Jesus disse à Jairo quando vieram avisar que sua filha tinha morrido?
6. Quando Jesus disse pra menina morta se levantar o que aconteceu?
Lição
As pessoas procuravam Jesus quando ninguém mais podia solucionar seus problemas
Aplicação
Jesus não está mais em corpo no meio de nós, mas ele é Deus e podemos e devemos busca-lo em oração quando precisarmos da qualquer coisa, inclusive de conforto.
Cantinho de oração
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pelos missionários;
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pela nossa igreja;
- Pelas crianças conhecidas que estão doentes;
- Pelos que estão intercedendo e cuidado dos doentes;
- Outros motivos.
Atividade no encarte
Considerações finais
Neste culto vimos Jesus curando uma mulher e ressuscitando uma criança. Podemos imaginar o sofrimento da mulher convivendo com sua doença e dos pais vendo sua filha morrer sem poder fazer nada. Porém, as palavras de Jesus foram poderosas para transformar a tristeza em alegria, a doença em cura, a morte em vida.
O evangelista João no capítulo 16 e versículo 33 escreveu algumas palavras muito confortadoras ditas por Jesus a todos os seus seguidores:… “neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
É esse Jesus que nós seguimos… é nesse Jesus que as crianças precisam confiar.
No FINAL DA PÁGINA tem um BÔNUS pra você
CULTO 3 – Fale em todo tempo – Tempo de conflito/tempo de paz
Texto bíblico: 2 Reis 5.1-27
Versículo-chave
Interpretando o versículo
Ouça o áudio
Os textos bíblicos, além de ser a Palavra de Deus, nos proporcionam oportunidade de crescer em conhecimento da língua aprendendo novas palavras e seus significados.
Vamos conhecer um pouco da palavra TORPE. No grego ela está relacionada a peixe podre, estragado.
No sentido figurado, TORPE significa linguajar sujo, imoral, pecaminoso.
Resumindo, a versão da NVTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje retrata bem o verso de Efésios 4.29 foi escrito assim:
“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem”.
Conhecendo o contexto
O contexto deste texto está em 1 Reis 20 e você deve ler para entender melhor a história. Resumindo, o rei da Síria atacou Samaria e o verso 3 de 1 Reis 20 diz que ele levou prata, ouro e o melhor de suas mulheres e filhas. Provavelmente a menina da narrativa bíblica tenha ido para a casa de Naamã nessa ocasião.
Contando a história
Preâmbulo
Faça a pergunta: o que acontece lá na sua escola quando duas crianças brigam no pátio na hora do intervalo? (Deixe as crianças contar)
Concluindo a conversa: Essas brigas são chamadas também de pequenos conflitos, se comparados às grandes guerras, ou os grandes conflitos entre reinos e nações
Iniciando a história
Para ouvir a história…
Na Bíblia estão registradas muitas HISTÓRIAS DE REIS e algumas de RAINHAS. Naquele tempo, dirigentes de muitos reinos, não contentando, com o que possuíam atacavam outros reinos, tomavam seus bens e levavam pessoas como escravas.
Esse tipo de conflito era muito comum no período bíblico e foi num conflito desses que uma menina israelita chegou como escrava, na casa de Naamã, comandante do exército do rei da Síria.
Naamã era um comandante muito respeitado pelo seu rei, pois era um grande guerreiro; um verdadeiro herói para o seu povo.
Acontece que Naamã adquiriu uma doença muito grave ,chamada Hanseníase, também conhecida como lepra, uma doença infecciosa, contagiosa, que ataca a pele e os nervos, principalmente as mãos, braços, pernas e olhos, o que provoca perda da sensibilidade, formigamento e dormência, e perda da força muscular. Além de tudo isso a lepra causa deformação das partes do corpo afetadas.
Podemos imaginar o sofrimento de Naamã. Apesar de ser um grande guerreiro, ser famoso e honrado entre seu povo, nenhum médico podia curá-lo, pois a lepras a lepra uma doença incurável.
Ao ver o sofrimento de Naamã a menina escrava, vinda de Israel, FALOU PALAVRAS DE BONDADE, à sua senhora, mulher de Naamã.
E quais foram as palavras que a menina falou?
– Se o meu senhor, Naamã procurasse o profeta que está em Samaria ele o curaria da lepra.
Diante da fala da menina, a mulher de Naamã imediatamente FALOU com seu marido. Naamã imediatamente FALOU com o rei e o rei imediatamente escreveu uma carta ao rei de Israel dando-lhe ordem para curar seu comandante.
Naamã pegou a carta e viajou com toda a sua comitiva, levando, ouro, prata e muitas peças de roupas bonitas para pagar a cura.
Quando o rei de Israel leu a carta ele ficou desesperado:
– O rei da Síria está pensando, que eu sou Deus pra curar qualquer doença?
Acontece que o profeta Eliseu ficou sabendo do desespero do rei de Israel e mandou-lhe um recado:
– Envie o homem a mim e ele saberá que há profeta em Israel.
Assim aconteceu. Naamã foi até à casa de Eliseu.
E sabem o que Eliseu fez? Mandou Naamã ir lá rio Jordão e mergulhar 7 vezes para ficar curado.
Naamã ficou indignado:
– Eu pensei que ele ir ficar em pé diante de mim, invocar o nome do Senhor seu Deus, estender as mãos para o lugar afetado pela doença… e ele me manda banhar 7 vezes no rio Jordão?!
E Naamã queria voltar para seu reino. Mas sabem, os seus servos o convenceram a obedecer as palavras de Eliseu.
E aconteceu que ao mergulhar 7 vezes no rio a pele de Naamã ficou totalmente limpa da lepra. Naamã voltou até à casa de Eliseu e para agradecer quis lhe dar os presentes, mas ele não aceitou. O mais importa de tudo foi que Naamã reconheceu o Deus de Israel é o único Deus.
E foi assim que uma menina israelita mesmo estando em uma situação de opressão na Síria suavizou o conflito que existia entre os dois países sendo bondosa com o oficial que a oprimia.
ENSINANDO A HISTÓRIA
Momento de discussão
- Longe de casa e de sua terra, sozinha, sem a família, a menina FALOU palavras de benção à esposa de Naamã. Em sua opinião por que ela agiu com bondade com uma família de um país que a oprimia?
- O que você faz quando um coleguinha lhe faz algo que lhe chateia?
- Por que Naamã ficou indignado com o profeta Eliseu e não queria obedecer sua ordem?
- A atitude da menina difere da maioria das pessoas. Quais atitudes você tem que demonstra seu amor e obediência a Deus?
Lição 1
A menina escrava tinha todos os motivos para odiar Naamã, mas escolheu amar, mas decidiu demonstrar amor a ele.
Aplicação 1
Quanto mais livre de mágoa e ressentimento o nosso coração estiver diante de Deus, mais somos capazes de amar e abençoar as pessoas.
Lição 2
Naamã teve que obedecer a ordem do profeta para receber a cura
Aplicação 2
Quanto mais obedientes formos aos ensinamentos de Deus mais seremos abençoados.
Cantinho de oração
- Que Deus nos dê sempre palavras bondosas, mesmo estando em conflito com alguém;
- Que Deus dê aos missionários palavras de conforto, de bondade ao anunciar o evangelho.
- Motivos apresentados pelas crianças e líderes.
Atividade/ofertório
Jogo da MEMÓRIA no encarte
No FINAL DA PÁGINA tem um BÔNUS pra você
CULTO 4 – Fale em TODO tempo -Tempo de de chorar/tempo de rir
João 11. 1-45
Versículo – chave – para memorizar
Interpretando o versículo
Ouça o áudio
Jesus quando esteve aqui na terra foi 100% Deus e 100% homem. Como homem ele sentiu dor, tristeza, alegria , era e tinha amigos. Marta, Maria e Lazaro, eram três irmãos amigos de Jesus em cuja casa era recebido com muito carinho. Certa vez Jesus estava distante de Betânia, cidade onde os três irmãos moravam. Lazaro adoeceu e as irmãs mandaram avisar Jesus. Jesus porém não atendeu de imediato o chamado de socorro, pelo contrário ele demorou mais dois dias onde estava.. E quando chegou Lázaro estava na sepultura já ha 4 dias.
Vamos pensar um pouco no motivo de Jesus não ter atendido de imediato o chamado das amigas:
Ele precisava mostrar aos judeus todo o seu poder sobre a morte. |
Naquele período da história os judeus acreditavam que quando alguém morria o espírito ficava rondando, durante três dias à espera da possibilidade de voltar ao corpo. Sendo assim no quarto dia da morte todas as esperanças se desfaziam.
Jesus chegou até o sepulcro de Lázaro quando ninguém mais esperava que ele pudesse voltar à vida.
Outra curiosidade do texto são as lágrimas de Jesus:
Ao ver as irmãs e os amigos de Lázaro chorando sua morte Jesus foi tocado por uma intensa emoção e sentimento de tristeza e chorou junto com eles. |
Sugestões de preâmbulo
1. Conversa de amigo
Inicie uma conversa com as crianças sobre seus amigos e melhores amigos.
2. Música “quem gosta de histórias” – Lívia Alencar
É hora da história vamos sentar A nossa história já vai começar. Quem gosta de história levanta a mão; Quem gosta de história levanta o pé; Quem gosta de histórias mexe as mãos assim Quem gosta de histórias bate palmas pra mim. (2x) |
Iniciando a historia
Para ouvira a história
Jesus tinha muitos conhecidos, tinha os seus discípulos, que aprendiam com Ele, tinha os líderes religiosos que questionavam seus ensinos e a Bíblia cita três amigos que Jesus amava. O nome deles era: Lázaro, Maria e Marta, que moravam numa cidade chamada Betânia. Sempre que estava na região Jesus os visitava.
Um dia Jesus recebeu a notícia de que Lazaro estava doente. Então Jesus disse:
– Essa doença é para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.
E Jesus ainda ficou mais dois dias onde estava. Depois decidiu ir até à casa dos seus amigos dizendo aos discípulos que Lázaro havia adormecido e Ele ia acorda-lo.
Bom, se Lazaro esta dormindo era sinal de que havia melhorado. Vocês acham que Jesus estava falando sobre o sono normal?
Não! Ele estava falando que Lázaro havia morrido e Ele iria trazê-lo de volta à vida.
Quando chegaram à cidade, Lázaro já estava enterrado há quatro dias e as irmãs disseram a Jesus:
– Se o Senhor estivesse aqui Lázaro não teria morrido. Ao ver Marta e Maria chorando Jesus foi movido pela emoção e também chorou. Muitos judeus estavam presente, pois tinham ido visitar as irmãs . vendo as lágrimas de Jesus disseram:
– Vejam como Ele o amava.
Nesse momento todos foram ao sepulcro onde Lazaro havia sido sepultado. O sepulcro daquela época era uma espécie de caverna com uma grande pedra na porta. Jesus mandou que retirassem a pedra, orou e chamou:
– Lázaro, vem para fora.
E a vida voltou ao corpo de Lázaro. O choro de Marta, Maria e de muitos judeus que estavam presentes foi transformado em riso de gratidão e fé em Jesus.
Ensinando a história
Momento de discussão
- De acordo com a história, por que Jesus demorou ainda dois dias a ir à casa de Lázaro depois que soube que ele estava doente?
- Por que você acha que Jesus chorou por causa da morte de Lázaro?
Lição 1
Todas as pessoas precisam de amigos
Aplicação 1
Não devemos nos esquecer de amar nossos amigos e tratá-los bem.
Lição 2
Os missionários quando estão no campo precisam de amigos
Aplicação 2
Muitos dos que aceitam a Jesus, nos campos se tornam amigos dos que pregam para eles.
Aplicação 3
Quando você compartilha uma mensagem de carinho com os missionários eles se sentem amados.
Cantinho de oração
- Para que os missionários encontrem amigos em quem possam confiar quando precisarem desabafar com alguém;
- Para que os que ouvem a mensagem do evangelho possam reconhecer Jesus como salvador e melhor amigo;
- Outros motivos acrescentados pelos líderes e crianças
ATIVIDADE – Jogo da velha
Ofertório.
Considerações finais
A Bíblia nos ensina que há tempo para todas as coisas, inclusive tempo de RIR e tempo de CHORAR. O apóstolo Paulo nos orienta em Romanos 12.15 a nos alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram.
Tanto os momentos de alegria quanto os de tristeza são ótimos para falarmos palavras agradáveis e bondosas. E não há bondade maior do que falar do amor de Deus.
No FINAL DA PÁGINA tem um BÔNUS pra você
CULTO 5 – Fale em TODO tempo-Tempo de partir/tempo de voltar
Lucas 15
Versículo-chave – Lucas 15.7
Conhecendo o contexto
Ouça o áudio
O capítulo 15 começa mostrando, de um lado, os pecadores e publicanos, indo até Jesus para ouvir seus ensinamentos e do outro, os fariseus e os escribas, murmurando porque Jesus recebia em sua casa e comia com os pecadores.
Para mostrar aos escribas e fariseus que havia vindo buscar e salvar os perdidos, Jesus contou três histórias:
da ovelha perdida,
da moeda perdida e
do filho perdido.
No verso 7 Jesus fala que veio buscar e salvar os perdidos.
CONTANDO A HISTÓRIA
Sugestão de Preâmbulo
- Conte para as crianças uma experiência de ter perdido algo importante e da alegria de ter encontrado…. ou da alegria que sentiu ao reencontrar uma pessoa querida depois de muito tempo.
- Incentive as crianças a relatarem suas experiências também.
iniciando a história
Para ouvir o áudio da história
Quando Jesus estava aqui no mundo ele conversava com as pessoas, ensinava e falava sobre o amor de Deus.
Certa vez Jesus estava conversando com algumas pessoas pecadoras e os líderes religiosos ficaram murmurando:
– Ele recebe pecadores e come com eles.
Então Jesus respondeu para eles que havia vindo para buscar e salvar os perdidos, ou seja para perdoar os nossos pecados.
E Jesus contou três histórias para os religiosos, pra mostrar a ALEGRIA que uma pessoa sente com a salvação por Ele oferecida. Elas ficaram conhecidas na Bíblia como as histórias dos perdidos e achados.
A primeira história que Jesus contou foi de um homem que tinha 100 ovelhas e uma delas se perdeu no pasto. Então ele deixou as 99 no curral e voltou ao pasto para procurar a ovelha e quando a encontrou colocou-a nos ombros, levou-a para casa, convidou os amigos e se alegraram muito. |
A segunda história que Jesus contou foi a de uma mulher que perdeu uma moeda valiosa. Então ela começou a fazer uma faxina geral na casa. Ao encontra-la chamou as vizinhas e fez uma festa e se alegraram muito. |
A terceira história que Jesus contou foi a de um filho que não querendo mais morar na casa do pai pediu dinheiro a ele e saiu para conhecer o mundo, indo para muito longe. E lá longe ele gastou todo o seu dinheiro e ficou muito pobre, não tinha nem o que comer. Para conseguir algum dinheiro e comprar comida ele foi trabalhar tratando de porcos. Mas um dia, lá no meio dos porcos, sentindo muita fome o filho ficou pensando: na casa do pai, nos empregados do seu pai, que tinham um bom trabalho e comida à vontade. E sabem o que o filho fez? Ele tomou uma decisão: – vou voltar pra casa e pedir ao meu pai pra me deixar ser um dos seus empregados. E o filho iniciou o caminho de volta. |
E quando chegou em casa o pai correu e deu nele um abraço muito apertado e fez uma grande festa. Convidou os amigos e se alegraram muito. Terminando de contar as histórias Jesus disse aos fariseus e escribas, que há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender. O pai recebeu o filho com ALEGRIA. Maior alegria porém acontece no céu quando um pecador se arrepende e reconhecer que precisa da salvação oferecida por Jesus. |
ENSINANDO A HISTÓRIA
(roda de conversa)
Só para lembrar, esse é um momento em que as crianças podem conversar livremente sobre a história, respondendo as perguntas feitas pelo professor, que também vai apresentar as lições do ensino e a aplicação à vida delas.
- Por que os líderes religiosos pensavam mal de Jesus quando Ele conversava e comia com pessoas pecadoras?
- Quando Jesus se relacionava com os pecadores o que acontecia?
- O que aconteceu nas histórias contadas por Jesus, quando os perdidos foram encontrados?
- O que o filho teve que perder para reconhecer que era amado pelo pai?
- O que temos que perder para desfrutar do amor de Deus?
Lição 1
Jesus, seus discípulos se alegravam vendo pessoas se arrependerem e aceitarem o amor de Deus.
Lição 2
Os missionários que estão pregando o evangelho se alegram quando as pessoas perdem o amor por este mundo e decidem seguir a Jesus.
A nossa igreja quando entrega a oferta missionária contribui para que muitas pessoas encontrem a alegria que Jesus pode dar.
Aplicação
Quando você mostra para os colegas que ama a Jesus e obedece Seus ensinos contribui para que eles recebam também a alegria da salvação.
Cantinho de oração
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pelos missionários;
- Pelas pessoas que estão ouvindo a pregação do evangelho feita pela nossa igreja;
- Para que Deus chame mais missionários;
- Motivos específicos das crianças, da igreja e dos líderes.
Atividade jogo de trilha no encarte
Perguntas para o jogo
- O que falamos em tempo de aniversário?
- Quando Lázaro estava morto o que Jesus falou pra ele?
- Em tempo de morte o que falamos para os familiares?
- O que falamos em tempo de natal?
- O que falamos em tempo de ano novo?
- O que Jesus falou para Jairo?
- O que a menina escrava falou para a mulher de Naamã?
- Na festa do casamento o que Maria falou pra Jesus?
- Na festa do casamento o que Maria falou para os que serviam o vinho?
- Na festa de casamento o que Jesus falou para os serventes?
Considerações finais
Iniciamos esta série de cultos estudando sobre a presença de Jesus numa festa de casamento repleta de alegria. Alegria dos noivos, dos convidados e dos anfitriões por poder servir o melhor vinho, fruto do primeiro milagre de Jesus. Alegria dos discípulos por encontrar Jesus, o Filho de Deus e poder segui-lo. Terminamos a série também com a alegria. A alegria de um pai causada pelo regresso do seu filho querido à sua casa.
O tempo de falar do amor de Deus continua e a alegria será cada vez mais abundante, aqui na terra e também no céu pelos pecadores que estão se arrependendo dos seus pecados e encontrando a salvação em Jesus. Que todos nós possamos participar ativamente desse tempo e FALANDO DO AMOR DE DEUS aos que encontrarmos.
Encerramos aqui a revista
Obrigada por ter acompanhado.
PEGUE o seu BÔNUS: é só clicar na imagem:
- encaminhar para alguém ou
- baixar no seu aparelho
5 respostas em “MISSÕES 2023 – infantil”
Esse material está disponível gratuitamente a quem desejar usar para o ensino bíblico. Você pode fazer as adaptações necessárias à sua realidade. O conteúdo foi planejado para 5 encontros (cultos).
Este material está disponível de forma inteiramente gratuita e você pode fazer as adaptações necessárias à sua realidade. Foram programados 5 encontros – cultos com o tema “Fale em todo o tempo”.
Se esse conteúdo foi útil pra você deixe seu comentário. Obrigada Senhorinha
Louvo a Deus por sua vida. Este material muito vai abençoar a vidas das crianças e capacitar os professores que dedicarem um tempo para ler e adaptar a realidade da igreja local.
Obrigada amiga, vc faz parte desse projeto
Parabéns irmã Sinhorinha!
A sua contribuição com material espiritual infantil, está sendo bênção na vida das igrejas batistas da Convenção Mineira!