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As histórias no ensino bíblico

O discurso de Paulo no Areópago

Quando o Apóstolo Paulo visitou Atenas, ele encontrou uma cidade imersa em adoração a muitos deuses e profundamente marcada pela mitologia e filosofia grega. Em Atos 17:16-34, Paulo observa que Atenas estava “cheia de ídolos”. Esse fato o incomodou, pois, sendo judeu e cristão, ele acreditava em um único Deus. Além dos deuses gregos mais conhecidos — como Zeus, Atena, Apolo, e outros — Paulo notou também um altar dedicado ao “Deus Desconhecido”, algo que chamou sua atenção e inspirou o discurso que ele faria no Areópago.

O contexto do Deus Desconhecido

Os gregos tinham a prática de adorar muitos deuses e, ao mesmo tempo, temiam não agradar todos ou deixar algum de fora. Por isso, estabeleceram esse altar ao “Deus Desconhecido”, uma maneira de homenagear qualquer divindade que, por acaso, tivesse sido negligenciada. O conceito do “Deus Desconhecido” era, portanto, um reflexo do pensamento politeísta dos gregos, mas também do desejo de não deixar de reverenciar nenhuma entidade espiritual.

O discurso – Atos 17.16-33

O Areópago era um conselho de cidadãos e também um local de reunião em Atenas, onde temas filosóficos, éticos e religiosos eram debatidos pelos filósofos e sábios. Ao decidir participar da discussão Paulo iniciou seu discurso reconhecendo que os atenienses eram “extremamente religiosos” e mencionou o altar ao “Deus Desconhecido”, usando o fato como um ponto de partida para apresentar o Deus único e verdadeiro que ele adorava.

Paulo explicou que esse “Deus Desconhecido” que os gregos reverenciavam sem saber era, na verdade, o Deus criador de todas as coisas, que não habita em templos feitos por mãos humanas e não precisa de oferendas materiais como as que eram oferecidas aos deuses gregos. Ele afirmou que Deus é quem dá vida e tudo o que existe, e que Ele “não está longe de cada um de nós”, citando até mesmo poetas gregos que diziam “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” – Atos 17:28.

A citação de Paulo em Atos 17:28 — “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” — é atribuída ao poeta grego Epimênides de Creta, que viveu no século VI a.C. Esse trecho faz parte de um poema em que Epimênides se refere a Zeus, o deus supremo da mitologia grega. Ao utilizar essa citação, Paulo adaptou o conceito à sua teologia, aplicando-o ao Deus criador do cristianismo, em quem ele acreditava.

Na mesma passagem, Paulo também cita uma frase de outro poeta grego, Arato de Solos, que escreveu: “De fato, somos sua descendência”. Arato era um poeta estóico do século III a.C., e Paulo usa sua frase para reforçar a ideia de que a humanidade tem uma relação próxima com Deus, diferente dos deuses distantes da mitologia.

No final do discurso, Paulo destacou a importância do arrependimento e da ressurreição de Cristo como prova do plano de salvação de Deus. Isso causou uma reação mista entre os ouvintes: alguns zombaram, enquanto outros ficaram interessados e queriam ouvir mais. O resultado foi que algumas pessoas, incluindo Dionísio, membro do próprio Areópago, e uma mulher chamada Dâmaris, se converteram ao cristianismo.

Esse discurso foi uma maneira de apresentar o Deus monoteísta da fé cristã aos filósofos e religiosos gregos, contextualizando a mensagem em algo familiar para eles. Paulo também menciona que, no passado, Deus “tolerou a ignorância” das nações, mas agora, por meio de Cristo, chama todos ao arrependimento. É um discurso que mostra a abertura do cristianismo a todos os povos, uma chamada para que todos reconheçam o Deus verdadeiro e venham ao conhecimento de Cristo como aquele que foi ressuscitado dos mortos e como o juiz final.

A importância do discurso

O discurso de Paulo no Areópago é considerado um dos melhores exemplos de como ele adaptou sua mensagem ao contexto cultural de seus ouvintes. Ele usou a própria religiosidade ateniense como ponte para apresentar os conceitos fundamentais do cristianismo. Esse episódio exemplifica uma abordagem missionária sensível, na qual Paulo não condena diretamente as crenças dos atenienses, mas, sim, as transforma em um ponto de conexão para introduzir a mensagem do Deus cristão.

Lista de deuses da mitologia grega

  1. Zeus – Deus supremo do Olimpo, governante dos deuses e deus do céu, trovão e justiça.
  2. Hera – Esposa de Zeus, deusa do casamento e da família.
  3. Poseidon – Deus do mar, dos terremotos e dos cavalos.
  4. Deméter – Deusa da agricultura, colheita e fertilidade da terra.
  5. Atena – Deusa da sabedoria, da estratégia de guerra e das artes.
  6. Apolo – Deus da luz, do conhecimento, da música, da poesia e da profecia.
  7. Ártemis – Deusa da caça, da natureza selvagem e protetora dos jovens.
  8. Ares – Deus da guerra e da violência.
  9. Afrodite – Deusa do amor, da beleza e da sexualidade.
  10. Hefesto – Deus do fogo, da metalurgia e da forja.
  11. Hermes – Mensageiro dos deuses, deus da comunicação, dos viajantes e dos ladrões.
  12. Hades – Deus do submundo e dos mortos (embora não residisse no Olimpo).
  13. Dioníso – Deus do vinho, da festa e do êxtase.

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